A Conferência Municipal do PCdoB de Santos, realizada na tarde de domingo (29/10), no auditório do Settaport, consolidou a unidade em torno da pré-candidatura de Thiago Andrade à Câmara de Vereadores e passou o “bastão” de presidente do Comitê Municipal para o servidor público municipal e morador da Zona Noroeste, Daniel Gomes, eleito de forma unânime. A nova direção também foi eleita para conduzir a defesa de uma Cidade com trabalho, bem-estar e desenvolvimento no próximo biênio.
A trajetória de Thiago Andrade como presidente do PCdoB santista, desde 2016, foi marcada pela defesa da construção de ampla frente social e política em prol da democracia, do enfrentamento ao obscurantismo bolsonarista e contra a desigualdade social. Em 2020, ele foi candidato a prefeito, com desempenho que oferece ponto de largada e chances reais ao PCdoB ocupar uma cadeira no legislativo municipal em 2024.
“Agora, seguindo orientação partidária, deixo a tarefa de presidente para me dedicar integralmente às eleições do ano que vem, percorrendo cada bairro de Santos na construção de um projeto nítido de combate à desigualdade social e de construção de políticas públicas que resultem transformações reais na vida das pessoas”, afirma Andrade.
Cuidar mais e melhor do PCdoB
A Conferência Municipal reuniu mais de 70 pessoas, com o objetivo de discutir o fortalecimento da organização interna e os caminhos para o revigoramento partidário, tendo como eixo a luta pelo êxito do Governo Lula na aplicação do seu programa de reconstrução do País.
O presidente e a secretária estadual das Mulheres do PCdoB/SP, Rovilson Britto e Julia Roland, estiveram presentes, além de várias destacadas lideranças sindicais, estudantis, antirrascistas e do movimento social. Durante as etapas preparatórias, o PCdoB de Santos dialogou com cerca de 200 dirigentes, militantes, filiados e amigos.
“Esse debate é realizado em todo o País, no processo da 21ª Conferência Nacional do PCdoB, em que ressaltamos a necessidade de cuidar mais e melhor do Partido. Em Santos, o objetivo eleitoral central é a conquista de um assento na Câmara. E Thiago tem todas as condições de vocalizar nosso projeto para a Cidade”, assegura o presidente Daniel Gomes, que também é diretor do Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest), professor, especialista em educação e mestrando em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).