“A NOSSA VITÓRIA ESTÁ NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA AGENDA PARA SANTOS. SONHAR NOVOS SONHOS ”, DIZ THIAGO ANDRADE

Publicado por PCdoB

Fevereiro 22, 2024

facebook

4 minutos

Por Carlos Norberto Souza

Na última segunda-feira (19/02), a vereadora Telma de Souza (PT) e o gestor público Thiago Andrade participaram de bate-papo sobre o tema “Políticas públicas de Saúde Mental e Assistência Social”, no anfiteatro do prédio da Unifesp, na Rua Carvalho de Mendonça, em Santos.

“A gente quer entregar políticas públicas para transformar as vidas das pessoas”, afirmou Thiago Andrade, gestor público, ex-presidente do PCdoB de Santos e pré-candidato a vereador.

Ao lado de Thiago, do médico psiquiatra Laerte Romualdo e da psicóloga Luiza Passos, Telma abordou assuntos como a intervenção da Casa de Saúde Anchieta, a rede de apoio psicossocial e a importância das políticas sociais para a população.

Estudantes, profissionais da Saúde Mental e da Assistência Social, usuários dos serviços e lideranças de movimentos sociais compartilharam suas reflexões e questões. No bate-papo, os posicionamentos foram claros.

“Psicologia não é neutra. Considero que ela é ligada à luta pelos direitos humanos, na defesa da emancipação do sujeito para que possa ser protagonista da própria história”, afirmou Luiza, que enfatizou o papel importante dos conselhos de direitos na garantia da efetividade das políticas públicas.

Segundo Telma, é necessário escolher com responsabilidade os representantes políticos da sociedade e ponderar se estamos ajudando a melhorar o mundo.

“Encontros como esse são importantes porque, nessas reflexões sobre a construção de uma sociedade melhor, vamos achando o ponto de confluência: esse é caminho”, disse Telma, que é pré-candidata a prefeita Santos.

“O que a gente tem a oferecer é a solidez do nosso caráter, o que determina a nossa intervenção para construir o coletivo e mudar a realidade”, opinou.

Para Laerte, os problemas coletivos não serão resolvidos por saídas individuais, já que a estrutura e a ordem social afetam a saúde mental. “Os determinantes da saúde mental não são apenas os atributos individuais, incluem também fatores sociais, culturais, políticos”, salientou.

Thiago defendeu que a organização política e coletiva é a saída civilizatória. Quando a política é demonizada, todo o resto desmorona. Segundo ele, a política deve ser forma de resistência e existência.

“Precisamos devolver o caráter político da existência. A nossa vitória está na construção de uma nova agenda para Santos. Sonhar novos sonhos, a síntese dos sonhos de cada um. Juntos”, afirmou.

PCdoB COM TELMA

No último domingo (18/02), a direção municipal do PCdoB decidiu apoiar a pré-candidatura da vereadora Telma de Souza. Com o apoio dos comunistas, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) se aproxima da definição do nome para a disputa à Prefeitura.

“A caminhada é árdua, vamos enfrentar a extrema direita, violenta, antidemocrática e antipovo – que terá uma candidata, representante raiz do bolsonarismo, disputando o Palácio José Bonifácio”, afirmou Daniel Gomes, presidente do PCdoB de Santos, em nota divulgada pelo partido.

“O PCdoB tem convicção que a candidatura da nossa Federação, com Telma de Souza a frente, combaterá o bom combate e apresentará novas alternativas para colocar Santos e povo santista onde merece estar”, assegurou.