Opiniões

2º TURNO DA CIDADE DE SÃO PAULO – BATALHA DECISIVA

Publicado por PCdoB

Outubro 10, 2024

facebook

4 minutos

O segundo turno da capital paulista é a batalha mais importante das eleições 2024 em nosso estado e também no país.

Além de debater o futuro da cidade, suas políticas públicas e sua administração, a eleição da capital é marcada também por uma disputa de fundo nacional: campo democrático, de desenvolvimento nacional e reindustrialização versus o campo da direita neoliberal, da qual a extrema direita bolsonarista faz parte de forma destacada. Portanto, o resultado na cidade, terá forte impacto na disputa presidencial de 2026.

Os números do primeiro turno demonstram um desejo amplamente majoritário do eleitorado, em votar na mudança para a cidade. Além da candidatura Boulos, também expressaram esse desejo a campanha de Tabata Amaral, de Datena e, até mesmo de Pablo Marçal.

O primeiro turno foi marcado por violência, baixaria, messianismo e despolitização, numa verdadeira gincana entre Nunes e Marçal, para ver quem era mais Bolsonarista. Marçal expressando uma atitude fascista, criminosa e agressiva. E Nunes por sua vez, tentando vender uma cidade com maquiagem eleitoral e que não existe na realidade, fruto de uma administração medíocre, desorganizada, ausente e marcada por denúncias de corrupção. Ricardo Nunes mente! O mesmo tem sustentado uma farsa, afirmando que são suas, conquistas de outros governos, como é o caso das filas de espera nas creches, já que foi no governo do ex-prefeito Fernando Haddad que foram criadas mais de 100 mil vagas. Ou o equilíbrio das finanças da cidade, também renegociadas durante o governo de Haddad.

A campanha de Boulos/Marta conseguiu expressar de maneira mais contundente o desejo de mudança, chegando ao segundo turno. Mas, agora é preciso fazer uma campanha ainda mais ampla, política e socialmente. É preciso fazer movimentos concretos para atrair TODOS os setores que desejam a mudança e a democracia. Assim, o apoio já declarado de Tabata Amaral é importantíssimo para essa ampliação. Devemos buscar dialogar com todos os eleitores que votaram pela mudança.

Os comunistas devem estar na linha de frente da disputa, voto por voto, eleitor por eleitor. Todos os militantes, os movimentos sociais e nossos mandatos. Devemos atuar claramente com duas balizas: ampliação da campanha pela mudança e desconstrução da falsa cidade apresentada pelo atual prefeito.

Será uma campanha difícil. Certamente a campanha de Nunes apelará ainda mais para Fake News, calúnias e baixaria. Além de buscar fugir dos debates. Devemos fazer uma campanha ampla, ousada e combativa pela mudança e contra a mentira.

Mudança e Democracia para São Paulo.

Com Boulos e Marta, até a vitória!

Comissão Política do Partido Comunista do Brasil/SP

São Paulo, 08 de outubro de 2024.